SINDSEMP-GO participa da fundação da FENAMP

25 • 05 • 2016 | POR: administrador

SINDSEMP-GO participa da fundação da FENAMP

Buscar melhorias nas condições de trabalho dos servidores, a defesa da autonomia da representação sindical e da democratização das instituições, por meio da participação dos trabalhadores na escolha dos gestores, estão entre os princípios que nortearam a fundação, em assembleia realizada dia 19 de maio, da Federação Nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais (FENAMP). Além da fundação da entidade, que será registrada em Brasília, foi aprovado o Estatuto e eleita a primeira equipe de gestão da nova entidade.
As atividades de criação e organização da FENAMP foram realizadas durante o 1º Seminário Nacional em Defesa da Democracia do Ministério Público Brasileiro, realizado dias 19 e 20 de maio.
A entidade será responsável por representar as entidades filiadas perante os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público, prezando pelos interesses gerais da categoria.

Participação dos Estados

Representantes do MP de diversos estados estiveram presentes na assembleia realizada no dia 19 de maio na sede do SINDSEMP/MA, para deliberar sobre a criação da Federação. A fundação da FENAMP foi aprovada por unanimidade e marcou um importante passo na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores do MP, com o objetivo de ampliar, em nível nacional, o debate e as reivindicações comuns aos servidores em todos os estados do Brasil. A criação da entidade vem sendo discutida há algum tempo pelo Fórum dos Trabalhadores do Ministério Público (FÓRUMMP), como uma forma de legitimar a luta dos servidores dos MP’s estaduais.

PEC do Voto

Uma das primeiras ações da entidade e uma de suas principais luta será a aprovação da PEC do Voto (PEC 147), que tramita no Congresso desde 2015. Para a entidade, esta luta representa um dos pilares da necessária democratização do MP.

Confira a primeira Coordenação e Conselho Fiscal da FENAMP

Coordenação Executiva

Aloísio Carneiro (PB)
Alberto Ledur (RS)
Aldo Clemente (RN)
Daniel Saulnier de Pierrelevée (GO)
Elis Regina Slomski (PR)
Fernando Ribamar (PE)
Gilmar Rodrigues (SC)
Katarine Castro (CE)
Jacira Costa (SP)
Rondinelli Santos (BA)
Rosivane Mendes (PA)
Valdeny Barros (MA).

Img_7468

Titulares:

Glayco Almeida (RS)
Elisabeth Krause (PR)
Dionatã Lima (MA)

Suplentes:

João Paulo Souza (BA)
Polycarpo Leite (CE)
Felipe de Almeida (RN)

Img_7473

Segundo Presidente do SINDSEMP-GO, Márcio Gleyson, Goiás participou do embrião da formação da entidade ainda em 2014, ocasião em que outros dirigentes de Sindicatos estaduais se reuniram na cidade de Brasília para naquele momento tratarem da PEC do Voto junto ao Deputado Federal Vicentinho (PT-SP), mas em razão de interferências externas não foi possível protocolar a proposta naquele ano. Márcio Gleyson complementa dizendo que a base dos Servidores do Ministério Público de Goiás estará bem representada com a participação do colega Daniel Saulnier que foi eleito como um dos Coordenadores da Entidade. “Daniel sempre foi um guerreiro e um companheiro fiel em nossa luta sindical e agora na FENAMP poderá nos ajudar ainda mais”, diz.