CONTRA O PRECONCEITO, NOVEMBRO AZUL CHAMA ATENÇÃO PARA DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE PRÓSTATA

04 • 11 • 2020 | POR: administrador

CONTRA O PRECONCEITO, NOVEMBRO AZUL CHAMA ATENÇÃO PARA DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE PRÓSTATA

Novembro Azul

O mês de novembro foi iniciado e com ele mais um período de conscientização para o cuidado com a saúde masculina. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), até o final desde ano, 65.840 brasileiros, cerca de 29% da população masculina, devem travar sua própria luta contra a neoplasia.

A estimativa, feita pelo Inca, mostra ainda que, neste ano, 2.240 casos serão diagnosticados em Goiás, número que sobe para 5.350 quando se trata do Centro-Oeste. Em âmbito nacional, o levantamento prevê um aumento de quase 5 mil casos em comparação com a última projeção do órgão, quando, em 2017, apontou-se que 61,2 mil homens teriam câncer de próstata. Neste contexto, a campanha Novembro Azul, movimento que ocorre em todo o Brasil e que promove a conscientização sobre cuidados com a saúde masculina, ganha ainda mais relevância.

Serviço de Urologia do Araújo Jorge

Milhares de outros homens lutam contra a doença no HAJ. No ano passado, o Serviço de Urologia realizou 13.564 consultas e 1.199 cirurgias. Em 2020, entre janeiro e setembro, o número caiu – reflexo direto da pandemia de Covid-19, para 8.276 e 856, respectivamente. A equipe médica também trata de doenças neoplásicas que atingem bexiga, rim, uretra e pênis, mas o câncer de próstata é o mais recorrente entre os pacientes. Em âmbito nacional, os tipos mais comuns entre os homens são os cânceres de cólon e reto (9,1%), pulmão (7,9%), estômago (5,9%) e cavidade oral (5,0%).

Orientação

Para orientar a população, o Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) também se veste de azul durante todo o mês de novembro. Este ano, a ideia é destacar os principais desafios quando o assunto é o tratamento do câncer de próstata, falando, por exemplo, sobre o alto índice de cura se o tumor for descoberto logo no início, sobre a inexistência, ou pequena manifestação, de sintomas e sobre fatores de risco pouco conhecidos, como o fato de homens negros têm até 3 vezes mais chances de desenvolver a doença.

“Se descoberto cedo, o câncer de próstata tem 90% de chances de cura. Nosso desafio é reforçar que informação também faz parte da prevenção e que o cuidado redobrado faz toda diferença”, pontua a chefe do Serviço de Urologia do HAJ, Luana Gomes Alves. Ela destaca que a mensagem é focada, principalmente, nos homens com idade próxima e acima de 50 anos – um dos mais importantes fatores de risco para a neoplasia.

Além disso, Luana lembra que é preciso levar em conta fatores como o histórico familiar, a raça e os hábitos de vida da pessoa. O mais importante, porém, é saber que o tumor apresenta crescimento muito lento, podendo levar anos para causar algum problema mais sério, por isso a necessidade do rastreamento. Caso contrário, acaba sendo descoberto só quando comprime a uretra ou impede o fluxo de urina, irritando a bexiga, por exemplo. “Por isso, a ida periódica do homem ao urologista, realidade de menos da metade dos brasileiros, é tão importante. Cerca de 60% deles procuram um médico apenas quando as doenças já estão em estado avançado”, destaca a especialista, citando dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

FILIE-SE E GARANTA BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS. FAÇA PARTE DA NOSSA FAMÍLIA!

COMPARTILHE

Artigos Relacionados