NOVEMBRO AZUL: CAMPANHA DE ALERTA ACONTECE APENAS NESTE MÊS, MAS O CUIDADO DEVE SER CONTÍNUO

11 • 11 • 2019 | POR: administrador

Novembro Azul Divulgação

Mais uma importante pauta da saúde tem o apoio do Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Goiás. É o Novembro Azul que é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro. Ele tem como objetivo reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

De acordo com dados divulgados pela Fundação do Câncer, a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

O INCA – Instituto Nacional do Câncer, relembra que o movimento surgiu em 2003, na Austrália e se espalhou. Importante frente de informação e suporte a doença, o instituto alerta que “cuidar de si também é coisa de homem”.

Ministério da Saúde estendeu a abordagem, criando um alerta de forma integral da saúde dos homens. Recentemente, o Ministério lançou, com apoio técnico do INCA, a página Câncer de próstata; causa, sintomas, tratamento e prevenção em seu portal na Internet.

O INCA também criou uma cartilha Câncer de próstata: vamos falar sobre isso? . Nela contém informações importantes para que as pessoas possam entender mais acerca da doença e decidirem o que é melhor para a própria saúde.

CONFIRA ABAIXO INFORMAÇÕES IMPORTANTES DIVULGADAS PELA FUNDAÇÃO DO CÂNCER

O que é a próstata

A próstata é uma glândula masculina que tem forma de uma noz e fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto. O órgão envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada da bexiga.

O que é câncer de próstata?

Durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor. O câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens no Brasil, apenas atrás do câncer de pele não melanoma. Estima-se 68.220 mil novos casos da doença no país, em 2018. O risco estimado é de cerca de 66,12 novos casos para cada 100 mil homens.

Sintomas

A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Quando procurar o médico?

• Quando o homem perceber sinais e sintomas sugestivos da doença, como: dificuldade de urinar; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite; e sangue na urina. A detecção do câncer de próstata pode ser realizada com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos (diagnóstico precoce).
• Os homens sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença, podem realizar com exames de toque retal e de sangue para avaliar a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico).

Como é feito o diagnóstico de câncer de próstata?O exame de PSA é solicitado anualmente para acompanhar as alterações específicas da próstata. O resultado, quando alterado, pode indicar situações como inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e também o surgimento do câncer de próstata. O toque retal e a dosagem do PSA servem para indicar a necessidade da biópsia da próstata (retirada e análise de fragmentos da glândula e única forma de confirmar uma suspeita de câncer). A realização de exames é recomendada quando há presença de sinais e sintomas, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Como posso prevenir?Adotar hábitos saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. Recomendamos:
• Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
• Não fumar.
• Identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol
• Manter um peso saudável;
• Praticar regularmente atividades físicas.

CLIQUE AQUI E ACESSE A CARTILHA

Com informações de Fundação do Câncer e INCA.

FILIE-SE E GARANTA BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS. FAÇA PARTE DA NOSSA FAMÍLIA!

Sindsemp Faixa